I say blog!
  • 04
  • mar

Os desejados sapatos Manolo Blahnik

Por ana, em Sapatos.

Carrie Bradshaw Os desejados sapatos Manolo Blahnik

Trabalhando sozinho, sem assistentes ou aprendizes, Manolo Blahnik  é o único responsável pelo design de cada um dos milhares de sapatos que levam seu nome. Ele dominou design de calçados ao criar uma empresa em Londres no início de 1970.

Quando Carrie Bradshaw, a personagem principal da série da HBO TV Sex And The City, apaixonada por sapatos,  tomou um rumo errado depois do
almoço no SoHo ela encontrou-se numa das ruas de Nova York cara-a-cara com um assaltante. “Por favor, senhor”, ela implorou. “Você pode levar minha baguette Fendi, você pode tirar o meu anel e meu relógio, mas não tirar meus Manolo Blahnik.”

manolo blahnik Os desejados sapatos Manolo Blahnik

Infelizmente para Carrie, o assaltante fez exatamente isso e fugiu com seu par favorito de sandálias de tiras. Graças a essa parte de Sex And The City, Manolo Blahnik tornou-se um dos poucos designers cujo nome é sinônimo de seu produto. No caso dele é o seu nome cristão, porque “Manolo” é agora usado como gíria para descrever muito caro, sapatos muito bonitos: mesmo para os milhões de pessoas que nunca realmente tenham visto um par de Manolo Blahniks e não poderia sonhar em gastar $ 300 ou US $ 400 para comprá-los.

Esta conquista é ainda mais notável dado que Blahnik, é o único responsável pelo projeto e protótipo de todo o sapato que leva seu nome. Trabalhando sozinho, sem assistentes ou aprendizes, ele esboça seus sapatos, formões de madeira dura, em que são moldadas e esculpe os calcanhares. Em seguida, ele supervisiona a produção e até mesmo esboça as ilustrações para campanhas publicitárias. Ele conseguiu tudo isso sem nenhum treinamento formal em sapato de decisões. “Eu não preciso disso”, disse Blahnik ao seu amigo Michael Roberts, apenas meio brincando no final de 1970, “porque eu tenho o melhor sabor do mundo.”

Nascido em Santa Cruz de la Palma, nas Ilhas Canárias, em 1942, Manolo Blahnik foi criado lá na plantação de banana pertencente a seu pai checo e mãe espanhola. Ele e sua irmã mais nova, Evangelina, foram educados em casa ao invés de ser mandado para a escola. “Nossa propriedade não tinha vizinhos além da casa do meu avô”, lembrou. “Foi apenas bananas, o mar e nós …. uma espécie de paraíso.” A família muitas vezes viajou para Paris e Madrid, onde seus pais ordenou roupas de costureiros favoritos de sua mãe, como Cristobal Balenciaga e adaptar seu pai. Uma vez sua mãe convenceu sapateiro para lhe ensinar como fazer alpercatas catalã a partir de fitas e rendas. Manolo gostava de vê-la fazendo-os. “Tenho certeza de que eu adquiri o meu interesse em sapatos geneticamente ou pelo menos através dos meus dedos, quando eu estava autorizado a tocá-los como eles foram feitos”, ele afirmou mais tarde. Sua mãe escrevia para revistas de moda, como Vogue EUA, Glamour e Silhuetos.

Esperando que Blahnik se tornasse um diplomata, seus pais o matricularam na universidade em Genebra para estudar a política e o direito, mas depois de um termo, ele mudou para os assuntos mais agradáveis ​​da literatura e arquitetura. Em 1965, ele deixou de Genebra para Paris para estudar arte e fez face às despesas, trabalhando em GO, uma loja de roupas vintage em rue de Bonaparte perto de Saint-German-des-Près. Depois de alguns anos em Paris, seu pai sugeriu que ele se mudasse para Londres e matriculou-o em uma escola para aperfeiçoar o seu Inglês, mas Manolo passou a maior parte de suas tardes em cinemas Leicester Square assistindo filme após filme.

De volta a Londres, ele começou a desenhar sapatos masculinos – versões em  cores vivas dos antigos co-demandado sapatos que ele admirava em filmes antigos – para Zapata, uma boutique na Rua Old Church em Chelsea. Blahnik também visitou as fábricas durante a produção de aprender sobre o processo. Ele encontrou sapatos masculinos reatively limitante: “O que você pode fazer com um sotaque bom Inglês? Eles realmente não pode ser melhorado, sem introduzir o tipo de elemento de moda eu realmente não gosto no vestuário masculino”.

Até então, seus sapatos em Zapata foram procurados pelos editores da Vogue, como Grace Coddington, e atrizes jovens do quadril, como Marisa Berenson, Jane Birkin e Charlotte Rampling. Mesmo estrelas de Hollywood como vintage Lauren Bacall apareceu dentro Blahnik caçados por um fabricante de confiança para corrigir suas deficiências técnicas e encontrei um em Walthamstow, nordeste de Londres. Aos poucos, ele aprendeu o ofício de sapato de decisões: “Levou muitos anos para perceber como fazer sapatos como fazê-los linda e artística e tecnicamente perfeito” Assim como editores de moda amei sapatos Blahnik, ele foi retratado em suas revistas mais frequentemente como um bonito, culto homem sobre a cidade do que como um designer. Em 1974, ele se tornou o primeiro homem a aparecer na capa da Vogue britânica – fotografado em uma embreagem apaixonado com Angelica Huston por David Bailey.



Comente! Publicado por ana
Tags associadas ao artigo: , , , .
Outros artigos:

Artigos relativos a "Os desejados sapatos Manolo Blahnik"

  • Designer Manolo Blahnik recebe diploma honorário
    Designer Manolo Blahnik recebe diploma honorário

    Manolo Blahnik será presenteado com um diploma honorário pelo vice-reitor da Universidade de Bath Spa em 21 de julho, em reconhecimento à sua contribuição extraordinária para o design. O designer [...]


  • Rachel Roy lançará linha de calçados
    Rachel Roy lançará linha de calçados

    Inspirada em seu mentor Manolo Blahnik, a estilista norte-americana Rachel Roy lançará em breve uma nova linha de sapatos. Com previsão para chegar às lojas no mês de agosto para [...]


  • Sapato Manolo Blahnik vai virar joia
    Sapato Manolo Blahnik vai virar joia

    Querido entre as celebridades, o designer de sapatos Manolo Blahnik terá um dos seus famosos modelos de salto transformado em joia. A novidade faz parte de uma parceria firmada entre Manolo [...]


  • As mulheres preferem os sapatos
    As mulheres preferem os sapatos

    Que existe um relacionamento de encanto entre as mulheres e seus sapatos todo mundo sabe, a grande surpresa é a constatação feita por uma recente pesquisa divulgando que a maioria [...]



Comente:

Comente su "Os desejados sapatos Manolo Blahnik"





© Fator Estilo, is part of the network IsayBlog! whose license is owned by Nectivity Ltd.